ansiedade

Descobri a Patrícia através de um blog.
Estava um pouquinho desesperada e à procura de outras alternativas. Tenho 29 anos e sofro com ansiedade desde os 18.

Fui tentando controlar a situação como podia e sabia mas fui sempre piorando, com a existência de ataques de pânico. Os meus ataques faziam-me ter uma vontade imediata de urinar. Tornou-se incapacitante e já tomava anti-depressivos à dois anos para poder fazer a minha vida normalmente. Já tinha passado pela psicologia e pela psicoterapia sem qualquer tipo de benefício a controlar o problema.

A Patrícia foi a única a dar um nome ao meu problema (incontinência de emergência) e disse-me que era mais comum do que eu pensava. Eu achava que não era solução ficar medicada para o resto da vida, por isso decidi avançar com a hipnose, até porque senti uma grande empatia com a Patrícia.

A hipnose não é um bicho de sete cabeças nem tem nada com ver com muitos mitos que circulam. Além disso, a forma como é aplicada pode diferir ligeiramente consoante a terapeuta (já assisti a pequenos “excertos” de sessões de hipnose da televisão generalista nacional e achei o que vi muito ‘circense e teatral’, que não apresentavam qualquer semelhança com as minhas sessões de hipnose com a Patrícia). A hipnose é uma técnica válida e muito útil para acedermos de forma mais fácil ao nosso subconsciente, de forma a alterar o nosso padrão de pensamentos. E embora estejamos num estado alterado de consciência temos sempre controlo sobre o que nos está a acontecer.

A Patrícia recorre também a outras técnicas que ajudam a cimentar as alterações a nível da mente consciente para que o processo seja mais integrado. Para os mais cépticos podem parecer coisas insignificantes mas que têm grande importância. O que mais gostei na hipnose foram as “wake-up call” que a Patrícia me fazia quando eu me desviava do caminho certo. Isso não existe na psicologia tradicional, em que só nos dão ‘palmadinhas nos ombros’.
O que a Patrícia faz connosco é dar-nos ferramentas para andarmos sozinhos em vez de nos dar uma bengala, como acontece com muitas terapias. A Patrícia é uma excelente profissional, muito dedicada e que nitidamente domina o que está a fazer. Com a ajuda dela e da hipnose posso estar onde estou hoje: feliz, positiva e sem medicamentos há mais de um ano!

Marta Paiva

para cima