Na minha base de trabalho refiro a necessidade de equilíbrio de 9 dimensões: a primeira é a dimensão física, que está muito além da forma e do peso do corpo.

Importa estar atento aos sinais e sintomas que o corpo envia para lhe dar conta que algo precisa ser corrigido, seja cansaço, dores de cabeça recorrentes, eczema, ansiedade, etc.
Temos tendência a silenciar estes sinais e a contorná-los com vícios, distrações, estimulantes, ignorando-os até sermos parados mais à frente com problemas de saúde de maior amplitude.

A dimensão física divide-se em 3 grandes grupos:

Alimentação: porque um corpo bem-nutrido é um corpo funcional e saudável.
É com ele e através dele que vivemos e interpretamos a realidade. A forma como nos nutrimos é essencial ao nosso bem-estar.
Se não sabe por onde começar, experimente eliminar as comidas processadas e os açúcares refinados – ambos parecem estar na origem de uma série de perturbações físicas e psicológicas. Seja consistente e dê tempo ao corpo para se ajustar ao novo regime e ver melhoras.

Exercício: as possibilidades neste âmbito são imensas.
Não precisa ir obrigatoriamente para um ginásio mas sim, compreender que é necessário mover o corpo e movimentar-se, para a criação de um ambiente cardio-vascular saudável, para ganho de massa muscular, para a libertação de toxinas e de endorfinas.
Encontre tempo para uma rotina de atividade física que promova o seu estado de saúde. Em última instância, lembre-se que tempo que dedica à atividade da sua escolha é tempo para si (um luxo para muitos, nos dias que correm, mas que está longe de ser dispensável).

Relaxamento, Toque e Descanso: muitas vezes ignorada fica a necessidade primária do toque.
Os nossos corpos precisam ser tocados (seja através de massagens ou de contato físico próximo) para que nos recordemos dos nossos limites e fronteiras; os nossos corpos precisam relaxar e de respirações profundas; precisam de saber abrandar o ritmo; precisam de parar e de dormir.
O toque, o descanso e o bom sono são essenciais a uma vida equilibrada.

[cont. Dimensão Mental]